12 janeiro 2013

Faculdade de Moda: Informações, dicas e etc.

Olá meninas, hoje eu vim mostrar pra vocês um pouco sobre faculdade de Moda (que eu pretendo cursar). Existem muitas pessoas que querem muito fazer mas não sabem direito como funciona o curso em si e tem muitas dúvidas em relação a ele, por isso resolvi fazer esse post. Vamos lá!?

MODA:
É a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidar da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Nesse caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.

Depoimento da Estilista Melina Nunes:


A estudante Thais Fukuda em um dia como estagiária da Grife Ellus:


Mercado De Trabalho:
A indústria da moda continua crescendo e busca tanto bacharéis quanto tecnólogos para atender às mais diversas etapas da cadeia produtiva. De acordo com a Global Language Monitor, empresa de pesquisa de tendências, São Paulo ocupa a liderança na América Latina na lista de capitais da moda. No mundo, é a décima colocada. "É um mercado em constante evolução. Exportamos não só tendências, mas também as técnicas de desenvolvimento e produção de moda", diz Sandra Pekal, coordenadora do bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo. Os segmentos de moda masculina, infantil, praia e de lingerie são os mais carentes do profissional, que é chamado para trabalhar na área produtiva, de criação de estampas, desenvolvimento de coleções e produção. O planejamento e o gerenciamento de marcas com base em pesquisas de comportamento e consumo, a criação de tendências e a gestão de materiais também são setores fortes. A capital e o interior paulistas oferecem o maior número de vagas. Na Região Sul, malharias e indústrias de calçados costumam contratar os graduados.
Salário inicial: a partir de R$ 1.000,00 (assistente de estilo); R$ 2.500,00 (estilista); fonte: profa.Valeska Fonseca Nakad, do Belas Artes.


Curso:
Antes de escolher se fará um bacharelado ou um tecnológico, é preciso definir em qual área da moda você pretende atuar. Isso porque tanto o bacharelado quanto o tecnológico oferecem carreiras voltadas para estilismo, modelagem, negócios e produção.

  • O currículo do bacharelado, com maior ênfase na parte teórica e mais abrangente, varia conforme as habilitações oferecidas pela escola, mas, geralmente, possui disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo. Os cursos com ênfase em design e modelagem propõem como trabalho de conclusão a criação ou o desenvolvimento de uma coleção de moda. Já aqueles focados em negócios e gestão de moda exigem dos formandos a elaboração de um plano de negócios com ações para o fortalecimento de marcas e a comercialização dos produtos.                 Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Des. de Moda; Des. Ind. (Design de Moda); Design (Design de Moda); Design da Moda e Estilismo; Design de Moda (Estilismo); Design de Moda (Modelagem); Design de Moda; Design em Moda; Design- Moda; Moda e Design; Moda e Estilismo; Neg. da Moda.

  • Alguns cursos tecnológicos se voltam especificamente para as atividades industriais, enquanto outros dão maior ênfase à criação de moda. Seja como for, o currículo é carregado de disciplinas práticas, com oficinas nas quais você aprende as diversas técnicas de estilismo, de desenvolvimento de coleções, modelagem, corte e costura. Matérias como administração, gestão de processos produtivos, tecnologia do vestuário e mercadologia visam a prepararo aluno para atuar no gerenciamento de todo o processo industrial, da compra de matéria-prima à colocação do produto final no mercado. O estágio complementa a formação do aluno. Duração média: três anos. 
Outros nomes: Design de Moda; Design e Gestão de Moda; Design e Moda; Gestão Comercial (Moda); Gestão e Design de Moda; Prod. de Vestuário; Prod. do Vestuário.

O que você pode fazer:
  • Consultoria: Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.
  • Coordenação: Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. coordenar as equipes de estilos, tanto em indústrias e confecções como em magazines, e orientá-las para as tendências da moda.
  • Design/estilismo: Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).
  • Fotografia: Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.
  • Gerenciamento: Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.
  • Modelagem: Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.
  • Negócios: Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.
  • Produção: Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias.
(Retirado do site Guia do estudante).

Bom, é isso ai meninas, espero que tenham gostado do post e que tenha sido útil para esclarecer algumas dúvidas. Beijos e até o próximo post! :D


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